quarta-feira, 17 de novembro de 2010

CULTURAS


Olá nos somos do grupo os Arriados.O nome dos integrantes do nosso grupo são LUCAS,VITOR,DIEGO E ADRIAN.O nosso projeto é sobre culturas.
CURIOSIDADES DO RIO GRANDE DO SUL:GUERRA DOS FARRAPOS
A GUERRA DOS FARRAPOS OCORREU NO RIO GRANDE DO SUL NA ÉPOCA EM QUE O BRASIL ÉRA GOVERNADO PELO REGENTE FEIJÓ(PERIODO REGENCIAL). ESTA REBELIÃO GERADA PELO DESCONTAMENTO POLITICO ,DUROU POR UMA DÉCADA (1835 A 1845). O ESTOPIM PARA ESTA REBELIÃO,FOI AS GRANDES DIFERENÇAS ENTRE DOIS PARTIDOS:UM QUE QUE APOIVA OS REPUBLICANOS(OS LIBERAIS EXALTADOS)E O OUTRO QUE DAVA APOIO AOS CONSERVADORES(OS LEGALISTAS).
EM 1835 OS REBELDES LIBERAIS,LIDERADOS POR BENTO GONÇAVES CAPTURADO E PRESO,DURANTE UM CONFRONTO OCORRIDO NA ILHA DE FANFA (NO RIO JACÚI),OS LIBERAIS NÃO SE DEIXARÃO ABATER E SOBRE NOVA LIDERANÇA (DE ANTONIO NETO)OBTIVÉRAO OUTRAS VITÓRIAS.EM NOVEMBRO DE 1836,OS REVOLUCIONARIOS PROCLAMARÃO A REPUBLICA EM PIRATINI E BENTO GONÇALVES, AINDA PRESO FOI NOMEADO PRESIDENTE.SOMENTE EM 1837 APÓS FUGIR DA PRISÃO,ASSUME REALMENTE A PRESIDENCIA DE PIRATINI.MESMO COM AS FORÇAS DO EXERCITO DA REGENCIA,OS FARROUPILHAS LIDERADOS POR DAVI GONÇAVES,CONQUISTARÃO A VILA DE LAGUNA EM SANTA CATARINA,PROCLAMANDO DESTA FORMA A REPUBLICA CATARINENÇE.ENTRE TANTO EM 1842 O GOVERNO NOMEOU LUIS AVES DA LIMA E SILVA PARA COMANDAR AS TROPAS QUE DEVERIAO OS FARROUPILHAS.APÓS 3 ANOS DE BATALHA E MUITAS DERROTAS OS FARRAPOS TIVERÃO QUE ACEITAR A PAZ PROPOSTA POR DUQUE DE CAXIAS .COM ISSO,EM 1845 A REBELIÃO FINALIZADA.
FIM




curiosidades do antigo egito:

A civilização egípcia antiga desenvolveu-se no nordeste africano (margens do rio Nilo) entre 3200 a.C (unificação do norte e sul) a 32 a.c (domínio romano).

Como a região é formada por um deserto (Saara), o rio Nilo ganhou uma extrema importância para os egípcios. O rio era utilizado como via de transporte (através de barcos) de mercadorias e pessoas. As águas do rio Nilo também eram utilizadas para beber, pescar e fertilizar as margens, nas épocas de cheias, favorecendo a agricultura.

A sociedade egípcia estava dividida em várias camadas, sendo que o faraó era a autoridade máxima, chegando a ser considerado um deus na Terra. Sacerdotes, militares e escribas (responsáveis pela escrita) também ganharam importância na sociedade. Esta era sustentada pelo trabalho e impostospagos por camponeses, artesãos e pequenos comerciantes. Os escravos também compunham a sociedade egípcia e, geralmente, eram pessoas capturadas em guerras.Trabalhavam muito e nada recebiam por seu trabalho, apenas água e comida.

escrita egípcia
Hieróglifos: a escrita egípcia

A escrita egípcia também foi algo importante para este povo, pois permitiu a divulgação de idéias, comunicação e controle de impostos. Existiam duas formas principais de escrita: a escrita demótica (mais simplificada e usada para assuntos do cotidiano) e a hieroglífica (mais complexa e formada por desenhos e símbolos). As paredes internas das pirâmides eram repletas de textos que falavam sobre a vida do faraó, rezas e mensagens para espantar possíveis saqueadores. Uma espécie de papel chamado papiro, que era produzido a partir de uma planta de mesmo nome, também era utilizado para registrar os textos.

A economia egípcia era baseada principalmente na agricultura que era realizada, principalmente, nas margens férteis do rio Nilo. Os egípcios também praticavam o comércio de mercadorias e o artesanato. Os trabalhadores rurais eram constantemente convocados pelo faraó para prestarem algum tipo de trabalho em obras públicas (canais de irrigação, pirâmides, templos, diques).

A religião egípcia era repleta de mitos e crenças interessantes. Acreditavam na existência de vários deuses (muitos deles com corpo formado por parte de ser humano e parte de animal sagrado) que interferiam na vida das pessoas. As oferendas e festas em homenagem aos deuses eram muito realizadas e tinham como objetivo agradar aos seres superiores, deixando-os felizes para que ajudassem nas guerras, colheitas e momentos da vida. Cada cidade possuía deus protetor e templos religiosos em sua homenagem.

Como acreditavam na vida após a morte, mumificavam os cadáveres dos faraós colocando-os em pirâmides, com o objetivo de preservar o corpo. A vida após a morte seria definida, segundo crenças egípcias, pelo deus Osíris em seu tribunal de julgamento. O coração era pesado pelo deus da morte, que mandava para uma vida na escuridão aqueles cujo órgão estava pesado (que tiveram uma vida de atitudes ruins) e para uma outra vida boa aqueles de coração leve. Muitos animais também eram considerados sagrados pelos egípcios, de acordo com as características que apresentavam : chacal (esperteza noturna), gato (agilidade), carneiro (reprodução), jacaré (agilidade nos rios e pântanos), serpente (poder de ataque), águia(capacidade de voar), escaravelho (ligado a ressurreição).

A civilização egípcia destacou-se muito nas áreas de ciências. Desenvolveram conhecimentos importantes na área da matemática, usados na construção de pirâmides e templos. Na medicina, os procedimentos de mumificação, proporcionaram importantes conhecimentos sobre o funcionamento do corpo humano.

No campo da arquitetura podemos destacar a construção de templos, palácios e pirâmides. Estas construções eram financiadas e administradas pelo governo dos faraós. Grande parte delas eram erguidas com grandes blocos de pedra, utilizando mão-de-obra escrava. As pirâmides e a esfinge de Gizé são as construções mais conhecidas do Egito Antigo.


FIM



Quantos países existem no mundo?


Toda a gente mais tarde ou mais cedo acaba por perguntar a si mesmo: “quantos países tem omundo?”
No inicio pensei que se tratava de uma pergunta simples e com uma resposta igualmente simples e exacta, mas estava enganado. Conforme fui pesquisando sobre este assunto, verifiquei que esta pergunta é mais complexa do que aquilo que parece à primeira vista. Comecemos com a pergunta básica:

  • O que é um País?
Um país, de uma forma geral, é um território social, política, cultural e geograficamente delimitado. A maioria dos países é administrada por um governo que mantém a soberania sobre seu povo e seu território, garantindo assim o funcionamento e a ordem do fluxo de actividades que envolvem a sua economia e a sua sociedade.

  • Afinal quantos países existem no mundo?
A Organização das Nações Unidas (ONU), é constituída por 192 países, e é muitas das vezes confundido com o número de países do Mundo, o que não é verdade porque o Kosovo e o Vaticano que são dois países independentes não fazem parte da ONU.

O departamento de estado dos EUA reconhece 194 países em todo o Mundo.

O dilema Taiwan/China. Taiwan foi parte da ONU até 1971 em que foi substituída pela China. A maioria dos países considera Taiwan como um país independente, no entanto a China considera Taiwan apenas uma província do seu País. Deverão então a China e Taiwan como um ou dois países?

  • "Falsos Países"
Muitas vezes determinados territórios e colónias são chamados, de forma errada, "países", mas não contam como tal. Existem muitos lugares que são comummente confundidos com países, nesse grupo incluem-se: Porto Rico, Palestina, Irlanda, Escócia, Inglaterra, País de Gales, em que os 4 últimos pertencem a um país, o Reino Unido.MAS EU FIQUEI INTRIGADO POR QUE A INGLATERRA FOI PRA COPA


  • Após tudo isto, mantêm-se a pergunta: Afinal quantos países existem no Mundo?

Não existe uma resposta considerada completamente correcta, no entanto segundo as diferentes fontes, a resposta pode ser 195 ou 194 (se não considerar Taiwan um país independente).

O país mais recente é o Kosovo que se tornou independente em Fevereiro de 2008.


Cultura Indígena no BRASIL

Os índios foram os primeiros habitantes do território brasileiro. São formados por povos diferentes com hábitos, costumes e línguas diferentes.

Os Ianomâmis falam quatro línguas: a Yanomam, Sanumá, Yanomame e Yanam. Suas habitações são construídas de caibros encaixados, amarrados com cipó e revestidas de palha. Possuem características seminômades, já que mudam de habitat quando acreditam ter explorado uma região ao máximo. São caçadores e acreditam em rixis: espíritos de animais que ao serem mortos tornam-se protetores e amigos.

Os Carajás falam apenas uma língua: a Macro-Jê. São divididos em Karajás, Javaés e Xambioás. Acreditam na transformação do homem em animais e vice-versa. Residem nas proximidades do rio Araguaia, pois acreditam que sua criação, rituais de passagem, alimento e alegria são dados por ele. Vivem do cultivo do milho, mandioca, batata, banana, cará, melancia, feijão e amendoim, e prezam pela pintura corporal. Dividem o trabalho, fica para os homens a defesa do território, abertura de roças, construção das casas, pesca e outros. Para as mulheres o trabalho de educar os filhos, cuidar dos afazeres domésticos, do casamento dos filhos, da pintura e ornamentação das crianças e outros.

Os Guaranis manifestam sua cultura em trabalhos em cerâmica e em rituais religiosos. Possuem sua própria língua, somente ensinam o português às crianças maiores de seis anos. São migrantes e agricultores. Acreditam que a morte é somente uma passagem para a “terra sem males”, onde os que se foram partem para este local para proteger os que na Terra ficaram.

Os Tupis são dominados por um ser supremo designado Monan. A autoridade religiosa dentro das aldeias é o Pajé, que é um sábio que atua como adivinho, curandeiro e sacerdote. Utilizam a música e seus instrumentos musicais para a preservação de suas tradições, para produzir efeitos hipnóticos e para momentos de procriação, casamento, puberdade, nascimento, morte, para afastar flagelos, doenças e epidemias e para festejar boas caçadas, vitórias em guerras e outros.

Existem cerca de 225 sociedades indígenas distribuídas em todo o território brasileiro, corresponde a 0,25 várias formas artísticas, mas define tudo aquilo que é produzido a partir da inteligência humana.



HISTORIA DO BRASIL


A História do Brasil é um domínio de estudos de História focado na evolução do território e organização social do Brasil que, canonicamente, se estende da chegada dos portugueses até os dias atuais. No entanto, este artigo também contém informações sobre a pré-história do Brasil, ou seja, o período em que não houve registros escritos sobre as atividades desenvolvidas pelos povosindígenas no Brasil.

O primeiro europeu a chegar nas terras que hoje formam o Brasil foi o espanhol Vicente Yáñez Pinzón no dia 26 de Janeiro de 1500.[1][2] Apesar disso oficialmente o Brasil foi descoberto em 22 de Abril de 1500 pelo navegador português Pedro Álvares Cabral, que, no comando de uma esquadracom destino à Índia, chegou ao litoral sul da Bahia, na região da atual cidade de Porto Seguro,[3]mais precisamente no distrito de Coroa Vermelha,[4] onde foi realizada a primeira missa no Brasil.[5]A partir de 1530, a Coroa Portuguesa implementou uma política colonizadora, inicialmente com ascapitanias hereditárias, depois com o governo geral, instalado em 1548.

No final do século XVII foram descobertas ricas jazidas de ouro nos atuais estados de Minas Gerais,[6] Goiás e Mato Grosso que foi determinante para o povoamento do interior do Brasil. Em1789, quando a Coroa portuguesa anunciava a Derrama, medida para cobrar supostos impostos atrasados, eclodiu em Vila Rica (atual Ouro Preto) a Inconfidência Mineira. A revolta fracassou e, em1792, um de seus líderes, Tiradentes, morreu enforcado.[7]

No início do século XIX, com a transferência da Corte Portuguesa para o Brasil, fugindo das tropas de Napoleão Bonaparte, o regente Dom João VI abriu os portos do país, permitiu o funcionamento de fábricas e fundou o Banco do Brasil. Com isso, o país tornou-se Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves e Dom João VI, coroado rei. Logo depois voltou paraPortugal, deixando seu filho mais velho, Dom Pedro I do Brasil, como regente do país.

Em 7 de setembro de 1822, Dom Pedro proclamou a independência e reinou até 1831, quando foi sucedido por seu herdeiro, Dom Pedro II, que tinha apenas cinco anos.[8] Aos catorze anos em 1840, Dom Pedro II teve sua maioridade declarada, sendo coroado imperador no ano seguinte. No final da primeira década do Segundo Reinado, o regime estabilizou-se. As províncias foram pacificadas e a última grande insurreição, a Revolta Praieira, foi derrotada em 1849. Nesse mesmo ano, o imperador extingue o tráfico de escravos. Aos poucos, os imigrantes europeus assalariados substituíram os escravos.[9] No contexto geopolítico, oBrasil se alia à Argentina e Uruguai e entra em guerra contra o Paraguai. No final do conflito, quase dois terços da população paraguaia estava morta. A participação de negros e mestiços nas tropas brasileiras na Guerra do Paraguai deu grande impulso ao movimentoabolicionista e ao declínio da monarquia. Pouco tempo depois, em 1888, a princesa Isabel, filha de Dom Pedro II, assina a Lei Áurea, que extingue a escravidão. Ao abandonar os proprietários de escravos, sem os indenizar, o império brasileiro perde a última base de sustentação.[6]

Em 15 de novembro de 1889, ocorre a proclamação da república pelo marechal Manuel Deodoro da Fonseca e tem início a República Velha, terminada em 1930 com a chegada de Getúlio Vargas ao poder. A partir daí, a história do Brasil destaca a industrialização do Brasil e a participação brasileira na Segunda Guerra Mundial ao lado dos Estados Unidos; o movimento militar de 1964, onde o general Castelo Brancoassumiu a presidência.

O Regime Militar, a pretexto de combater a subversão e a corrupção, suprimiu direitos constitucionais, perseguiu e censurou os meios de comunicação, extinguiu os partidos políticos e criou o bipartidarismo. Após o fim do regime militar, os deputados federais e senadores se reuniram , em 1988, em assembléia nacional constituinte e promulgaram a nova Constituição, que amplia os direitos individuais. O país se redemocratiza,[6][10] avança economicamente[11] e cada vez mais se insere no cenário internacional.


qual é capital de gana?

acra

acra é a capital de gana.a cidade situ-se perto meridiano de greenwich.acra é o centro de negócios do país.a cidade foi fundada no século XVI (16).O desenvolvimento da cidade esteve estreitamente associado com potencias,com a exploraçao do territorio. eles tinham muitos exploradores como os portugueses


Um comentário: